nos propomos a...

Este blog foi criado para o "grau b" ou "grau 2", tão conhecido pelos estudantes universitários.
Somos todas estudantes do Curso de Pedagogia da UNISINOS (São Leopoldo/RS) e nos propomos a, neste espaço, discutir sobre os Anos Iniciais, que se trata de um dos nossos focos (por lei) de atuação.


Então, o que podemos encontrar aqui?
Informações, de cunho científico, principalmente, acerca do processo de alfabetização, da ampliação do ensino fundamental de 8 para 9 anos, dos espaços de atuação, do currículo.


Observação: Se, por acaso, houver falhas na escrita e/ou,
principalmente, na organização do blog, nos perdoe, visitante. Somos estudantes, na correria do semestre, que não temos uma vida "bloggeira" e, portanto, estamos nos apropriando, também, deste espaço.































sábado, 11 de junho de 2011

Métodos de alfabetização.

A leitura da livro "Os diversos métodos de ensino da leitura e da escrita" da autora Gilda Rizzo, é indicado para todos os professores que possuem interesse em amplir seus conhecimentos sobre os métodos e processos de alfabetização e também aqueles que trabalham com crianças da classe de alfabetização ou a profissionais da didática, e que lidam de perto com certos problemas em relação ao processo ensino-aprendizagem da leitura e da escrita.
Como todos os profissionais da área da educação, principalmente da alfabetização, sabemos que um mau início no processo de ensino e aprendizagem na alfabetização pode acarretar a sérios problemas ao desenvolvimento de uma pessoa.
Os métodos contidos neste livro, apresentam suas caracteristicas principais e também vem descrito suas vantagens e desvantagens, que são apontados por profissionais da área da educação, nos fazendo concluir sobre as suas dificuldades, indicações e contra-indicações relativas a cada processo.


Sintéticos: alfabético, fônico, sílabico

MÉTODOS:

Analíticos: palavração, sentenciação, historiado

Método: Natural

Definição dos métodos:

Sintéticos: Método que enfatiza o conhecimento prévio dos elementos constitutivos da palavra.
Este método beseiam-se na concepção de que o ensino da leitura e da escrita de começar pelos elementos que compõem a palavra: sons, letras e sílabas. E á medida que estes elementos vão sendo aprendidos, passam a ser combinadas em unidades linguisticas maiores, levando o aluno a soletrar sílabas, palavras e unidades maiores.
Analíticos:baseia-se no conceito de que as unidades significativas da língua, palavras e sentenças é que devem ser o ponto de partida. Depois que estas unidades maiores, forem reconhecidas , é que as unidades, cada vez menores, passam a ser reconhecidas isoladamente. frequentemente, estes processos são reconhecidos por "globais"e, como se processam do todo para a parte menor, são classificadas entre os "analíticos". Métodos que enfatizam a compreensão do que foi lido, e voltam sua atenção para elementos mais significativos: palavra, sentenças, contos.
Alfabético: deu origem ao termo "alfabetizar". Sua familiaridae de formas com nomes de letras ajudava o aluno, através da repetição de sons reconhecido nas letras, a soletrar palavras: "gê" com "a"= "gá", "te" com "o"= "to" =gá - tó(gato), mesmos sem edentificar seu significado.
Fônico ou fonético:passou a ser adotado em lugar do alfabético na tentativa de separar a grande dificuldade existente naquele par causa da diferença entre o nome e "som" da letra.
Os "sons" da letra são ensinadas isoladamente e depois reunidas em sílabas que são pronunciadas em conjunto maiores formando as palavras. Esats depois aparecem formando pequenas frases.
Sílabico:difere dos sintéticos anteriores(alfabético e fônico) pode ser a sílaba a unidade fonética estabelecida para o ponto de partida do ensino da leitura. Basearan-se os introdutores deste método nos princípios linguistico, de maior aceitação entre os estudiosos da fonética, de que comoa consoante só pode ser emitida apoiada na vogal, só as sílabas e não as letras servem como unidade linguistica para o ensino da leitura.
Uma caracteristica acentuada é a não permanência de palavra original(apoiada na gravura). Logo que as sílabas são deslocadas passam a ser reunidas em novas combinações, formando todos diferentes.
Palavração:Neste método as palavras são apresentadas em agrupamentos(conjuntos organizados por algumas associações de ideias)e os alunos aprendem a reconhecê-los pelo método da visualização.Cada palavra pode ser facilmente memorizada. Muitos recursos são utilizados para facilitar esse reconhacimento. A repetição do seu reconhecimentoestabelece a memorização. Atenção é aos detalhes da palavra como sílabas, letras e sons. E estes, depois reunidos, auxiliam o aluno a enfrentar palavras novas com autonomia da leitura.
Sentenciação: A palavra sentence é inglesa de origem latian sentire que quer dizer sentir, pensar. A sentença pode ser simples, ser expressa, às vezes, com uma única palavra, ou ser composta por várias orações que se juntam por coordenação ou subordinação. As sentenças assim como as orações têm de uma maneira geral sujeito e predicado, ao contrário das frases, que são apenas partes da sentença.
Historiado:o método de "contos"representa uma extensão(e não adaptação) do método de sentença e foi organizado no sentido de ampliar as vantagens do primeiro referente às vantagens de desenvolvimento de hábitos e atitudes excelentes na leitura. Este método apresenta sequencia das sentenças oragnizadas em forma de história. Este método treina na habilidade de antecipar e seguir uma sequencia de ideias e ainda, relacioma-las entre si, mantendo-as na memória, isto é, evidentemente, implanta o gosto pela leitura e a busca pala boa leitura.
Natural:Metodologia de alfabetização criativa, fundamentada nos princípios de educação através da arte que consiste no oferecimento de estímulos sócio-ambientais específicos, que visam areprodução do processo natural e espontâneo de construções dos esquemas de leitura noser humano, que se da através das motivações, potencial e linguagem do aluno, que inclusive escolhe o próprio vocabulário que servira de base à aprendizagem.


RIZZO,Gilda. Os diversos métodos de ensino da leitura e da escrita.Estudo comparativo.São Paulo:papelaria América,1983.




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