nos propomos a...

Este blog foi criado para o "grau b" ou "grau 2", tão conhecido pelos estudantes universitários.
Somos todas estudantes do Curso de Pedagogia da UNISINOS (São Leopoldo/RS) e nos propomos a, neste espaço, discutir sobre os Anos Iniciais, que se trata de um dos nossos focos (por lei) de atuação.


Então, o que podemos encontrar aqui?
Informações, de cunho científico, principalmente, acerca do processo de alfabetização, da ampliação do ensino fundamental de 8 para 9 anos, dos espaços de atuação, do currículo.


Observação: Se, por acaso, houver falhas na escrita e/ou,
principalmente, na organização do blog, nos perdoe, visitante. Somos estudantes, na correria do semestre, que não temos uma vida "bloggeira" e, portanto, estamos nos apropriando, também, deste espaço.































quinta-feira, 9 de junho de 2011

Um agente transformador da sociedade

Encontrei este artigo na internet faz um breve relato sobre a formação dos professores. Muito interessante e trata um pouco do que estudamos. Segue um trecho :
"...Com a aprovação da lei Darcy Ribeiro, em 20 de dezembro de 1996, mais conhecida por Lei das Diretrizes de Bases, é que foi determinado em seu artigo 62, um prazo para que a tão sonhada formação fosse concretizada, partindo desta determinação os governos estaduais e municipais, com recursos do governo federal, através do MEC – Ministério da Educação e Cultura e das Secretarias estaduais e municipais de educação, ofereceram cursos de formação superior aos professores que ainda não possuíam graduação - uma grande maioria, em Universidades de todo o Brasil. Nóvoa (1995), “disse que se a formação do professor não for prioridade, não adianta nenhuma reforma educacional.” Nesta nova perspectiva o professor deixa de ser um prestador de serviços e passa a criar espaços de diálogos, integrando os diversos segmentos da sociedade em que está inserido, buscando construir uma unidade moral que garanta a liberdade e os direitos individuais, se transformando num pesquisador, num investigador da realidade social, num articulador do conhecimento que supere aquele que já não encontra mais espaço no momento atual, num agente que ofereça espaços para reflexões na comunidade.O Sistema educacional passou a ser estabelecido por fatores que deveriam construir o desenvolvimento da rede pública e redefinir o papel do professor na escola e na sociedade. Daí começou uma luta onde o professor entendeu que deveria buscar sua própria formação, não só pela determinação da lei, mas, também com a finalidade melhorar sua prática pedagógica, crescer profissionalmente e se familiarizar mais com as teorias que dão sustentação as suas atividades como educadores... "


http://www.webartigos.com/articles/22705/1/O-professor-das-series-iniciais--1-ao-5-ano--nos-dias--atuais/pagina1.html#ixzz1OpP0PDkT

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